COMO MANTER O EMPREGO
Segundo uma pesquisa realizada pelo psicólogo Frances Dominique Clavier em 17 países, 72% dos entrevistados teme a possibilidade de perder o emprego. E aqui no Brasil não é diferente. E você? Sabe como fazer para manter seu emprego? De acordo com a opinião de diretores de corporações, líderes e consultores, foram elaboradas algumas dicas que podem ajudá-lo:
1. Trabalhe feliz. Este é o primeiro item para ter sucesso profissional. Como isso não se constrói, é preciso, primeiramente, que você goste do que faz. Sem brilho e sem paixão o profissional está fadado a não ter sucesso.
2. Corresponda às expectativas. No frigir dos ovos, é a capacidade de entrega que determina a competência de um profissional. Se você não for capaz de entregar o que a empresa espera de você (pelo menos), nenhum outro item será capaz de garantir seu emprego.
3. Seja pró-ativa. Não espere que alguém venha lhe dizer o que fazer e nem faça apenas o que deve ser feito. Encarar o trabalho simplesmente como rotina de tarefa que devem ser cumpridas é um grande risco. Aumente seu leque de tarefas, ofereça-se para ajudar.
4. Aprenda sempre. É proibido parar no tempo. Ter disposição para aprender, seja em cursos ou com outros profissionais da empresa, é premissa básica. Nunca (nunca mesmo) ache que o que você já sabe basta. Pois, não basta.
5. Envolva-se com as questões da empresa. Manter uma atitude “empreendedora”, mesmo quando você ocupa apenas um cargo, é importante porque demonstra o grau de comprometimento que você tem com os objetivos e os valores da organização.
6. Trabalhe com energia. Sim, a rotina pode ser desgastante, pode faltar tempo para respirar, mas é preciso ter combustível. Pessoas sem ânimo nunca são bem vistas. Nem bem-vindas.
7. Gerencie sua carreira. Não espere que a empresa seja responsável pelo seu futuro profissional. Ela pode apoiar, orientar, mas a responsável pela sua carreira é você mesma. Isto é indelegável.
8. Demonstre interesse. Ter disposição para buscar novas soluções ou formas de cumprir tarefas no ambiente de trabalho deixa claro seu interesse pela organização. E tudo o que as empresas precisam é de gente interessada. E pensante.
9. Exiba seu senso crítico. No bom sentido, claro. Nada de sair falando mal de tudo o que já está pronto. Avalie o que pode ser melhorado, o que pode ser substituído e, com diplomacia, demonstre que você tem opinião sobre os procedimentos da empresa.
10. Sugira. É um grande erro aguardar uma idéia só para si. Se você tem uma sugestão para melhorar algum procedimento, o melhor a fazer é levá-la público. As mudanças ocorrem assim. Certamente, profissionais que espontaneamente apresentam planos e idéias são mais prezados do que os que simplesmente cumprem o dever.
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